Saiba como se acostumar com seu primeiro óculos de grau de maneira fácil e simples com cinco dicas!

 

Independente da sua idade, seja criança, adulto ou até idoso o processo de familiarização com o primeiro óculos de grau é algo no mínimo complicado, e se você já usa óculos a habituação fica mais difícil se o grau aumentar. Agora lembre da sua primeira vez colocando um óculos de grau, uma sensação nova e desconfortável. De acordo com o doutor Alfredo Tranjan Neto “É normal a pessoa que troca de óculos demorar alguns dias para se adaptar, principalmente se trocou as lentes e a armação. Sintomas como tontura, vertigem e dor de cabeça são comuns no início, principalmente entre pessoas que trocaram de armação.”

 

A explicação é muito simples, seus olhos precisam de um tempo para se adaptarem a essa nova forma de enxergar. Isso acontece porque as lentes de seus óculos agora auxiliam na nitidez dos objetos e sua espessura, tratamentos e até mesmo o design das lentes interferem no processo de adaptação ao óculos novo. Um bom exemplo, são as pessoas que nunca usaram óculos e quando começaram a usar, seu grau já estava em um nível mais alto. Por se tratar de uma diferença considerável, os efeitos podem ser sentidos de uma forma mais forte.

 

É por esses motivos que é muito importante ter paciência e observar o processo gradual de adaptação com óculos novo. Mas não se preocupe, existem diversos meios de amenizar a transição e fazer dela mais suave e fácil de acostumar.

 

Sugestões de óculos de grau disponíveis em nosso site!

 

 Seguem cinco dicas para o processo se tornar mais fácil e tranquilo:

 

Evite dirigir ou caminhar sozinho

Assim que colocar o óculos pela primeira vez, a percepção de profundidade pode mudar bruscamente, já que o cérebro ainda está se ajustando a essa nova forma de enxergar. Além disso, sintomas como tontura e enjoo são comuns nesse período inicial, o que torna perigoso estar ao volante. Por isso, conte com alguém de confiança para conduzi-lo de volta para casa ou acompanhá-lo durante o trajeto, garantindo sua segurança e evitando possíveis acidentes.

 

Evite tirar os óculos sempre que sentir desconforto

Adaptar-se aos óculos pode ser desafiador, principalmente se você precisar usar ele ao longo do dia todo. No entanto, removê-los toda vez que houver desconforto pode prolongar o período de adaptação, seu corpo vai demorar mais para se acostumar. Pense nisso como um curativo, é melhor enfrentarmos um desconforto maior de uma vez só, removendo rapidamente, do que puxar devagarinho e sentir menos desconforto, mas por muito mais tempo. Persistir no uso ajuda o corpo a se acostumar mais rápido e de forma eficiente.

 

Permita que seus olhos descansem

Se o desconforto for intenso, permita que seus olhos descansem, feche-os por alguns minutos, tire um cochilo e acima de tudo, mantenha a calma. O estresse pode agravar os sintomas e forçar a visão, intensificando asdores de cabeça, algo comum durante esse período de adaptação. Aproveite quando não tiver compromissos no dia para colocar o óculos pela primeira vez, assim você poderá descansar e permitir que seu corpo se acostume lentamente à nova visão.

 

É normal sentir incômodo, mas se os sintomas persistirem é necessário voltar ao oftalmologista

De acordo com o doutor Alfredo Tranjan Neto é normal sentirmos incômodo por pelo menos uma semana, visto que esse é o tempo que o corpo normalmente leva para se acostumar com as mudanças. Mas o tempo pode variar dependendo do grau e do problema de visão, por exemplo alguém com um grau maior de míopia pode demorar um pouco mais para se acostumar visto que o óculos tem a lente mais grossa, coisa que muda o ângulo de visão. Mas se os sintomas persistirem por mais de duas semanas, é importante retornar ao oftalmologista para verificar se o grau está correto ou se há algum outro problema.

 

Mantenha as lentes limpas

Algo que muda muito a experiência do processo de habituação com um óculos novo é manter ele sempre limpo, manter os óculos limpos pode fazer toda a diferença no processo. Limpe ele diariamente com a flanela que vem junto ao óculos, visto que é um pano que não risca as lentes, para limpezas mais pesadas compre um spray para limpeza ou lave seus óculos com detergente neutro e seque com um papel higiênico macio, para secar e limpar pois a flanela pode soltar fiapinhos que sujam a lente. Lentes limpas proporcionam uma visão mais clara, facilitando a adaptação e tornando o uso dos óculos mais confortável

 

Com essas dicas você vai se acostumar rapidamente com seu óculos e vai conseguir aproveitar ele com muito conforo e segurança!

Leia também sobre:

Óculos Prada: a história por trás da marca

Óculos Swarovski: O brilho que transforma o estilo